Serviços
Clima e Carbono
Apoiamos as organizações a dar resposta aos desafios colocados pelas alterações climáticas, trabalhando em matéria de mitigação, através da compreensão do impacto associado à sua atividade e apoiando-as no caminho da neutralidade carbónica, e em matéria de adaptação, apoiando-as na identificação das vulnerabilidades, avaliação do risco na definição da estratégia de médio/longo prazo de resposta ao impacto identificado e reforçar a sua resiliência.
A crise climática é um dos grandes desafios que a humanidade enfrenta e cujos efeitos se fazem sentir à escala global e em quase todas as áreas da vida humana, desde a saúde até à produção de alimentos, passando pela segurança hídrica e energética. Para limitar os impactos das alterações climáticas é necessário atuar na mitigação e na adaptação às alterações climáticas.
A mitigação das alterações climáticas envolve evitar ou reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), que são a principal causa do aquecimento global, assim como sequestrar as emissões que são não evitáveis.
A adaptação às alterações climáticas está relacionada com a gestão do risco e a preparação para os impactos que são já uma realidade, como o aumento da temperatura média, a intensificação de eventos extremos e a alteração dos padrões de precipitação. Pode incluir medidas operacionais como a revisão de procedimentos ou medidas infraestruturais como o reforço da resiliência de infraestruturas críticas. A adaptação envolve planeamento estratégico e pode acarretar custos significativos, mas é fundamental para assegurar a criação de valor de longo prazo.
CURIOSIDADES que fazem pensar
Uma tonelada de dióxido de carbono tem o mesmo efeito no clima, independentemente do ponto do planeta onde é emitida. Da mesma forma, uma tonelada emitida num determinado local pode ser compensada através de uma tonelada evitada ou sequestrada noutro local.